As cicatrizes são sinais visíveis que permanecem na pele após uma ferida ou cirurgia prévia. Apesar de ser comum, muitas vezes a cicatriz adquire um formato que desagrada o paciente, podendo reverberar em sua autoestima e qualidade de vida. Quando isso acontece, um dos procedimentos procurados é a cirurgia de correção de cicatrizes.
A correção de cicatrizes é uma cirurgia utilizada para amenizar o aspecto de uma cicatriz, deixando-a mais harmoniosa com a área circundante, especialmente no que diz respeito ao tom de pele e textura. Para esclarecer como a cicatriz pode ser corrigida via cirúrgica, o cirurgião plástico Dr. Kiril Kasai explica a seguir como o procedimento é realizado e qual sua importância para o bem-estar do paciente.
Índice
Quando a correção de cicatrizes é indicada?
A cicatrização é um processo natural do corpo, que ocorre quando o organismo sofre alguma lesão na pele. Geralmente, as marcas deixadas por esse processo são perceptíveis, mas não incomodam o paciente. Em alguns casos, com o uso de cremes específicos é possível tornar o sinal imperceptível após um tempo.
No entanto, em outras situações a cicatrização pode não ocorrer da forma adequada, resultando em uma marca esteticamente desagradável para o paciente. Nestes casos, a cirurgia de correção de cicatrizes é a metodologia adotada para proporcionar uma marca mais discreta e com aparência melhor.
A cirurgia para corrigir as cicatrizes são indicadas quando a marca é gerada por uma das seguintes situações:
- Corte;
- Queimadura;
- Ferida em qualquer parte do corpo;
- Cirurgia realizada posteriormente, como a cesariana, por exemplo.
Quais são os tipos de cicatriz que podem ser corrigidos?
Os principais tipos de cicatriz que podem ser tratados com a cirurgia para correção de cicatrizes são:
- Queloide;
- Cicatriz atrófica;
- Cicatriz alargada;
- Cicatriz hipertrófica;
- Cicatriz discrômica;
- Cicatriz retraída ou com contratura.
Como é realizada a cirurgia para correção de cicatrizes?
A primeira etapa para realização da cirurgia para correção de cicatrizes é a aplicação da anestesia, que pode ser geral ou por sedação intravenosa. Este procedimento oferece ao paciente mais conforto durante a intervenção cirúrgica.
A abordagem terapêutica utilizada no tratamento de cicatrizes dependerá do tipo, tamanho, gravidade e localização da cicatriz. Em alguns casos, é possível obter um resultado satisfatório com apenas uma técnica. Contudo, se o quadro for muito grave, o cirurgião plástico pode indicar a combinação de um ou mais tratamentos para alcançar o melhor resultado possível.
Algumas das técnicas que podem ser utilizadas ao fazer a correção cicatricial são as seguintes:
Tratamento tópico
Neste caso, o médico faz a prescrição de fitas, géis ou compressão externa que podem auxiliar no fechamento das lesões e na cicatrização. Além disso, o tratamento pode diminuir a capacidade da pele de produzir um pigmento irregular, sendo indicado em casos de descoloração ou de cicatrizes superficiais.
Tratamento injetável
Esta abordagem é adotada nos casos em que é necessário preencher cicatrizes reduzidas. O procedimento deve ser repetido periodicamente para manter os resultados, que podem durar de três meses a vários anos.
Tratamento de superfície
A correção de cicatrizes feita por meio de tratamento de superfície costuma proporcionar um resultado de melhor aspecto estético, sendo indicado para a redução da pigmentação irregular e para a diminuição das irregularidades na superfície da cicatriz. O método é realizado por meio da modificação da natureza do tecido ou por meio de remoção mecânica das camadas superiores da pele. Para isso, o médico pode utilizar uma das técnicas abaixo:
- Dermoabrasão: procedimento que auxilia no refinamento das camadas superficiais da pele por meio de um método controlado de raspagem cirúrgica;
- Terapia leve ou laser: procedimento que pode gerar alterações na superfície da pele, fazendo com que uma pele nova e saudável cresça no local da lesão;
- Soluções de peeling químico: o peeling químico é absorvido pela pele e promove uma suavização nas irregularidades em textura e cor que surgem em alguns casos;
- Agentes clareadores da pele: procedimento que envolve a aplicação de medicamentos desenvolvidos para clarear a pele.
A cirurgia para correção cicatricial é finalizada com o fechamento das incisões em camadas, principalmente quando as incisões são realizadas em camadas mais profundas da pele ou em regiões do corpo com alto grau de movimentação. O fechamento subcutâneo é feito com suturas não removíveis e absorvíveis pelo organismo do paciente.
O médico pode concluir o procedimento com retalhos, permitindo que haja flexibilidade na contratura que restringe o movimento da área operada. Também é possível utilizar um expansor de tecido sob a pele nas proximidades da cicatriz, colocando uma solução estéril para fazer a expansão da parte saudável da pele com o tempo.
Quais são os cuidados pré e pós-operatórios da correção de cicatrizes?
Antes de realizar a cirurgia para correção de cicatrizes, o paciente deve realizar alguns exames laboratoriais e suspender alguns hábitos — como o fumo, por exemplo — para reduzir ao máximo as chances de complicação. O pós-operatório também precisa ser seguido à risca para atingir o melhor resultado possível.
Na primeira fase de recuperação o local tratado pode apresentar inchaço, descoloração e causar incômodo no paciente. Essa etapa mais sensível leva cerca de duas semanas para ser concluída. O cirurgião plástico que realizar o tratamento passará os cremes que devem ser utilizados bem como a frequência que devem ser aplicados. Outros cuidados após a cirurgia para correção cicatricial podem incluir:
- Evitar exposição solar durante um mês;
- Suspender atividades físicas até liberação médica;
- Usar o protetor solar regularmente, sobretudo nos períodos em que a radiação solar é mais intensa (entre as 10h e 16h).
Qual é a importância da correção cicatricial?
A presença de uma cicatriz com tamanho ou formato acima do normal traz vários impactos na vida do paciente. O principal deles é no âmbito psicológico, uma vez que uma cicatriz com irregularidades em textura ou cor pode fazer com que o indivíduo deixe de participar de eventos sociais e tenha mais insegurança em compromissos profissionais, dependendo do local onde a cicatriz se encontra. Logo, a cirurgia para correção de cicatrizes possibilita o restabelecimento da autoestima e qualidade de vida do paciente, sendo este um dos principais benefícios de recorrer a esse tratamento.
Os resultados da cirurgia para correção de cicatrizes aparecem gradativamente, dependendo de como o organismo do paciente reagirá à recuperação. Enquanto alguns pacientes podem notar os efeitos dentro de meses, outros podem ter de esperar um ano para ter a cicatriz corrigida. Caso queira saber mais sobre a cirurgia para correção cicatricial, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Kiril Kasai.
Fontes: